Iso 9001 – o que é, como é implementada e suas vantagens.
A ISO 9001 traz em seu texto um sistema de gestão, que tem o intuito de otimizar os processos, dando maior agilidade ao desenvolvimento de produtos e produção mais ágil, visando a satisfação dos clientes, e alcance de resultados esperados.
O SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade trazido pela norma funciona como uma ferramenta para auxiliar a gestão de setores a localizar e corrigir processos que não atingem números notáveis em eficiência. Funciona também como uma forma de formalizar a cultura da empresa, documentando os padrões atingidos, e assim permitindo que a empresa cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços.
Por se tratar de um sistema internacional, a ISO 9001 pode ser adotada por qualquer empresa que queiram promover melhorias em seus processos, e por conta disso, se tornou a norma mais conhecida em todo o mundo, e também a mais adaptada, se tornando referência de sucesso aos olhos do mercado.
A adoção do sistema consiste quando os seguintes passos são seguidos:
– Identificação ao contexto de inserção da empresa;
– Visão externa da organização e de processos;
– Identificação de riscos que podem prejudicar as atividades;
– Medição e avaliação de resultados e desempenhos;
– inserção da melhoria contínua como pilar cultural;
– Monitoração contínua de satisfação dos clientes.
Os benefícios de implementação da ISO 9001 são inúmeros, mas o principal é o diferencial competitivo trazido pela certificação.
Conquistar esta certificação representa um reconhecimento internacional de qualidade de trabalho, pois a norma é alinhada com as boas práticas de trabalho, gestão e relacionamento com clientes e fornecedores. Possibilita o desenvolvimento de colaboradores, alavanca a busca pela qualidade total e condiciona a maior competitividade no mercado, otimizando processos e reduzindo custos.
A implementação é vantajosa para ambas as partes. O cliente recebe o melhor produto ou serviço, enquanto o marcado eleva seu nível de competição, e a empresa aumenta sua margem de lucratividade.
Invista em gestão e processos de melhoria!