ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO
Inteligência Emocional é o poder de gerir as próprias emoções e sentimentos. Sendo o ser humano capaz de avaliar e reconhecer suas emoções, para relacionar suas ações, de acordo com situações e circunstâncias em que está envolvido. Ou seja, estamos falando da habilidade de auto controle, autoconhecimento, empatia, e demais ferramentas essenciais para uma boa convivência.
Os benefícios são inúmeros, pois a inteligência emocional pode ser responsável por melhorias em:
– Saúde, pois controlar as emoções evita o desenvolvimento de determinadas doenças.
– Relações humanas: os problemas pessoais, pressão e fatores externos, quando não são bem administrados, podem interferir na forma como as pessoas se relacionam na vida e no trabalho. Por isso, uma pessoa com inteligência emocional é capaz de triar quais emoções devam interferir em suas relações interpessoais.
– Decisões: as emoções tem peso altíssimo na tomada de decisões. Entender como o próximo se sentirá, ou quais efeitos uma decisão podem causar, sabendo separar sentimentos momentâneos de situações diárias, auxilia na melhoria de tomadas de decisões a longo e curto prazo.
– Desempenho: quanto menos o ser humano entender de si, menor e menos elaborado será seu desempenho.
Mas afinal, qual a relação com a Segurança do Trabalho?
A inteligência emocional é contribuir com a preservação da saúde, evitando estresse, ansiedade, depressão, doenças associadas ao pânico, e sabemos que estes problemas podem resultar em doenças e acidentes de trabalho.
Funcionários que são inteligentes emocionalmente, utilizam corretamente seus equipamentos de segurança, dialogam com mais facilidade sobre melhorias individuais e coletivas, recebem orientações com mais facilidade, e o praticam comportamentos mais cautelosos em suas funções. Por outro lado, funcionários que não possuem preparo emocional, acabam colocando-se em risco, pois possuem um comportamento menos seguro com relação à sua integridade e segurança.
Como promover a segurança do trabalho na sua empresa?
– Identifique as emoções predominantes no ambiente, e entenda o que as desencadeiam.
– Melhore a comunicação da gestão com os funcionários, adotando uma postura afetiva e que seja capaz de amenizar situações de extremo estresse.
– Conheça mais das emoções que podem interferir no ambiente, pois cada ser humano possui sua gama de defeitos, fraquezas e limitações.
– Tenha um plano para sempre voltar a forma original, ou seja, independente de qualquer conflito ou mau estar enfrentado, tenha uma estratégia para que este tipo de atmosfera não “vigore” no ambiente.
Investir em inteligência emocional, é um caminho válido para quem quer praticar o Trabalho Seguro, através de treinamentos, palestras e campanhas internas.
Adote estratégias que tornem sua empresa mais segura em todos os níveis!