?> AGMOV | Entrevista com Especialista

Entrevista com especialista em Movimentação de Cargas segura.


O Bastão Balizador de cargas é uma excelente ferramenta para auxiliar as operações de movimentação de carga, oferendo em muitos casos um ambiente mais seguro com o uso dessa ferramenta. Através de nossas consultorias a clientes, identificamos muitas condições inseguras presentes nas operações de movimentação de carga, principalmente fragilizada pela falta de procedimentos operacionais, boas práticas operacionais e falta de conhecimento.

Verificamos que o setor de segurança do trabalho consegue identificar o risco do operador próximo a carga, porém não apresentam nenhuma solução ou recursos para evitar esse contato. Assim, através do Bastão Balizador consegue-se oferecer esse recurso.

A proximidade dos operadores com as cargas suspensas fazem com que os mesmos estejam no raio de ação da carga caso as mesmas venham a se desprender dos equipamentos, como:





• Parada inesperada do equipamento;
• Quebra de dispositivos de içamento (barras de carga, tenaz, etc);
• Quebra de lingas e acessórios (laços de cabos de aço, correntes, cintas, etc);
• Falha mecânica;
• Falta de freio;
• Interferências externas (pessoas circulando em áreas restritas, como exemplo);
• Alterações climáticas (ventos);

Em certos ambientes de trabalho, o local onde o operador se encontra possui diversas interferências no chão, onde o mesmo não consegue ter tempo hábil de evacuar o local caso aconteça algum problema com a carga, como por exemplo, em locais onde há o empilhamento de peças e expedição de materiais.

Outro fator importante que deve ser analisado é o formato da peça, temperatura e riscos de cortes com cantos vivos. A proximidade de operadores nessas condições deve ser evitada ao máximo. Dessa forma, determinar um raio de ação seguro de uma peça suspensa é ideal para indicar ao operador e auxiliar onde deve-se manter durante a movimentação de uma carga.

Outro fator que chama atenção é o balizamento da carga, onde a prática da utilização das mãos fazem com que o operador fique em contato com a carga e no raio de ação da mesma, podendo haver graves acidentes nesse tipo de ação. A utilização do Bastão Balizador é essencial para oferecer uma barreira entre o operador e a carga suspensa, oferecendo uma distância segura e proteção das mãos.

Para aqueles clientes que estão buscando a certificação ISO 45001, a utilização do Bastão é essencial, focando na eficiência do equipamento: 6.1.2 – “ A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo para avaliar os riscos de SSO relativos aos perigos identificados, levando em consideração a eficácia dos controles existentes.

Os produtos fabricados pela AGMOV são personalizados e atendem aos requisitos da hierarquia de controle dos riscos, focando na eliminação dos perigos, encontrando soluções para atividades com produtos simples e eficazes.

A utilização dos produtos AGMOV proporciona muitas oportunidades de melhoria de SST, auxiliando na prevenção de lesões, oferecendo recursos mensuráveis para eliminação dos riscos das atividades, promovendo uma elevação da cultura prevencionista com a participação dos trabalhadores, apresentando evidências da melhoria contínua dos processos.

Escrito por:

Gustavo Cassiolato

Diretor Técnico na Rigging Brasil

Cadastre-se para receber novidades!





Acompanhe-nos nas redes sociais

AGMOV | Suprimentos Industriais Ltda
Rua do Manifesto, 1409 - CEP: 04209-001
Bairro do Ipiranga - São Paulo - SP, Brasil